Durante o evento, a presença dos alunos participantes está sendo identificada com o auxílio da tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência ou Radio-Frequency IDentification, é um método de identificação por meio de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados em dispositivos denominados tags).

Cada aluno participante recebeu uma tag RFID, em formato de chaveiro, que será usada tanto no credenciamento quanto no registro de presença nas palestras do evento. A solução desenvolvida é composta de uma solução Web simples e uma leitora RFID, usada para coletar os dados das tags distribuídas aos alunos e fazer a gravação em um banco de dados.

Após o evento, os dados coletados serão analisados através de mineração de dados, de modo a estudar possíveis padrões na participação dos alunos. Essa informação será utilizada em futuras edições do evento. Além do benefício de agilidade nos processos de registro de presença, o uso da tecnologia RFID despertou em diversos alunos curiosidade sobre essa tecnologia, estimulando-os a pesquisar mais em suas atividades de estudo.

Caso queira conhecer alguns de nossos visitantes, credenciados durante o evento, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *